terça-feira, 26 de abril de 2011

CATEQUESE: ENCONTRO COM JESUS CRISTO VIVO

Por Neiva de Fátima Weber – Professora e catequista
A catequese procura que os catequizandos se aproximem de Jesus. Cristo ressuscitado, antes de voltar para junto do pai, deu aos apóstolos uma ultima ordem: “Fazeres discípulos de todas as nações e ensinarem-lhes a observar tudo àquilo que Ele lhes havia ensinado (CT 1). O encontro com Jesus vivo, leva o catequizando à conversão” a uma mudança de vida. No centro da catequese, nós encontramos em especial uma pessoa: Jesus de Nazaré, filho único do pai, cheio de graça e verdade que sofreu e morreu por nós, que agora ressuscitado, vive conosco para sempre. É este Jesus que é o caminho, a verdade e a vida, e a vida cristã consiste em seguir Cristo. É missão dos pais, a primeira catequese dos filhos, ensinando-lhes as orações principais, levar a conhecer e a ler a bíblia sagrada, dar testemunho da fé cristã, participando nas missas, cultos, grupos de reflexão, contribuindo com o dízimo e incentivando os filhos a freqüentar a catequese com interesse, entusiasmo e dedicação, evitando faltas. Jesus converteu as pessoas, chamou-as pessoalmente pelo nome. A catequese também é um processo de conversão, procura despertar a fé em nível pessoal e comunitário. A catequese deve ser uma formação permanente.

CAMPEONATO DO INTERIOR FUTEBOL DE CAMPO – FRAIBURGO



Atleta Everaldo De pé:Da esq. p/ dir: Eduardo,Tiago, José, Fabiano, Dion, Marcelo, Fernando, Ezequiel e Marcos;
Aganchados: Guilherme, Leandro, Leonardo, Tiaguinho, Everaldo, João e Vanderlei

CAMPEONATO DO INTERIOR FUTEBOL DE CAMPO – FRAIBURGO

Por Everaldo de Lorenzi

Teve início na tarde do dia 27/02 o Campeonato Municipal de Futebol de Campo do Interior 2011. Na comunidade de Lau Mello jogaram LAU MELLO e TAQUARUÇÚ, sendo que a equipe visitante abriu 3x0 no primeiro tempo, com gols de Luiz Fernando de Lorenzi e Everaldo de Lorenzi (2x). O time de Lau Mello diminuiu no segundo tempo com Darci Campagnaro. O jogo foi muito disputado, sendo que o árbitro mostrou 7 cartões amarelos, sendo 3 para o Lau Mello e 4 para o Taquaruçu. FIM DE JOGO: LAU MELLO 1 x 3 TAQUARUÇÚ.

No fim de semana seguinte dia 06/03, a equipe do Taquaruçu enfrentou a equipe do Faxinal dos Domingues (FADEC), onde no primeiro tempo o time do Taquaruçu vencia por 6X0, com três gols de Luis Fernando de Lorenzi ,dois gols de Dion Lenon e um gol de Everaldo de Lorenzi, mas a equipe do Taquaruçu cochilou no segundo tempo e a equipe do FADEC fez cinco gols, faltando ainda dez minutos de jogo, o jogador Dion Lenon foi expulso. A temperatura do jogo subiu, a equipe do Taquaruçu já não estava suportando a pressão, até que, aos 43 minutos do segundo tempo, Everaldo fez o segundo gol dele e o sétimo da equipe do Taquaruçu no jogo. Fim de jogo, Taquaruçu 7 X 5 Faxinal dos Domingues .

No dia 27/03, teve o jogo de returno (jogo de volta) contra a equipe do Faxinal dos Domingues. Esse jogo definiria o primeiro lugar da chave. A partida foi na casa do adversário, onde com muita chuva a equipe da casa começou vencendo por 1X0, mas com poucos minutos de jogo, Taquaruçu conseguiu o empate com Luis Fernando, após um belo cruzamento do jogador Everaldo. O segundo tempo começa e a equipe do Faxinal dos Domingues abriu mais um gol de vantagem , mas os gritos do treinador José Becher, acordou os jogadores e aos 23minutos do segundo tempo Everaldo empata para a equipe do Taquaruçu. Nesse momento o primeiro lugar da chave estava com o Taquaruçu, mas logo foram surpreendidos com mais um gol da equipe do Faxinal dos Domingues. Taquaruçu estaria caindo para segundo lugar da chave, mas após cobrança de falta, Taquaruçu empata o jogo com Everaldo, gol esse que teve ajuda do goleiro Jony. que levou um “baita frango”.Fim de jogo taquaruçu 3 X 3 Faxinal dos Domingues também. Taquaruçu não precisou nem jogar o jogo de volta com o Lau Mello pois já estava em primeiro lugar da chave. Na outra chave a equipe da Gruta foi eliminada. Quem se classificou para a semi final em primeiro lugar foi a equipe do Faxinal dos Carvalhos e em segundo a equipe da Linha Baldissera.

No dia 06/04 com transmissão da rádio Fraiburgo a equipe do Taquaruçu foi até a comunidade de Vista Alegre - Videira, onde fez feio e perde seu primeiro jogo por 6x3. Os gols de Taquaruçu foram marcados por Everaldo de Lorenzi e Luis Fernando de Lorenzi (2x). Enquanto no mesmo horário se enfrentaram Faxinal dos Carvalhos 3 X 2 Faxinal dos Domingues.

No dia 13/04, aconteceram os jogos de volta, a equipe da Linha Baldissera veio até o campo do Lau Mello e enfrentou a equipe do Taquaruçu, que teria que venceu por três gols de diferença para que a partida fosse levada para os pênaltis, o jogo acabou 1X1 com o gol de Everaldo e a equipe da Linha Baldissera garantindo vaga na final. No mesmo dia no campo da Liberata a equipe do Faxinal dos Carvalhos venceu novamente a equipe do Faxinal dos Domingues, e garantiu vaga para a grande final. Os últimos confrontos ficaram assim:

Dia 15/05 (jogo de ida) FAXINAL DOS CARVALHOS X LINHA BALDISSERA

Dia 22/05(jogo de volta) TAQUARUÇU X FAXINAL DOS DOMINGUES (14:00) FAXINAL DOS CARVALHOS X LINHA BALDISSERA(16:00)

Muitos comentam que Taquaruçu não estava mais sendo lembrado na questão de futebol ,um time que cresceu e teve várias vitorias foi o 4S do ano de 1970, mas esse ano, ele ressurgiu das cinzas com os atletas: Marcio, Marcelo, Gilberto, Leonardo, João, Ezequiel, Jose,Tiago, Guilherme, Leandro, Dion Lenon, Vanderlei, Luis Fernado, Everaldo, Fabiano, Cabrito e Mauricio.
PRINCIPAIS ARTILHEIROS. (Luis Paulo Fax. Dos Carvalhos 9 gols) – (Everaldo Taquaruçu 8 gols) – (Luis Fernando Taquaruçu 7 gols) – ( Gilson Fax. Dos Domingues 7 gols)

PARABÉNS A EQUIPE DO TAQUARUÇU QUE LUTOU, BRIGOU E DEMONSTROU QUE ESTA VIVO AINDA. AFINAL, "NÃO TÁ MORTO QUEM PELEIA"

Observação: o resultado dos jogos sairão após o termino do campeonato , por enquanto nada esta decidido.

ENCONTRO DE ITALIANOS

Por Edson de Lorenzi

No dia 02 de Abril de 2011, aconteceu na comunidade de Taquaruçu uma integração entre comunidades de Italianos. O grupo que nos visitou,foi a Sociedade Recreativa e Cultural”Quel Mazzolin di Fiori”, representado pelos membros: Clóvis José Menegatti, Primo Ranzolin e Alcides Pelizaro,Eles chegaram ao grupo de Taquaruçu acompanhado pelo companheiro Sidnei Furlan. Primeiramente eles visitaram o Museu de Taquaruçu, depois fizeram a abertura do encontro relatando como funcionava a associação que atuavam e em seguida cantaram algumas canções em italiano

Uma Notte Che Pioveva, Bella Ragazza, Mérica Mérica ...

O almoço foi produzido pelas famílias de Taquaruçu e feito por Salete, Lucinda, Nice, Hélia, Lora , Marlei, Paula..., não faltando à tradicional polenta e macarronada regada por vinho tinto.
A canção La Bella Polenta, foi executada pelo coral durante a refeição.
A tarde, as vozes dos três italianos ecoaram sobre a coxilha de Taquaruçu, a esse ponto, já acompanhado por alguns membros de nossa comunidade que arriscavam imitar algum ponto italiano.
O encontro só encerrou quando o sexto garrafão de vinho caiu por terra vazio e não tinha mais no local. A proposta de um encontro na comunidade de Curitibanos foi cogitado. O italiano, quando chega ao final do encontro, as mãos falam mais do que a boca e a altura do tom da voz já extrapolou os decibéis. A conversa, os causos, as lendas... os lábios e os dentes roxos pelo vinho são sintomas de que a festa tem que continuar.
Somos brasileiros, mas carregamos na bagagem a histórias de nossos antepassados e isso não negamos. Quando buscamos as nossas raízes, encontramos os sabores da nossa cultura e entendemos porque nossos tataravós(os), bisavós(os), foram imigrantes no Brasil e formaram famílias nesse território.
Quem não tem passado, não tem história; quem não tem história não tem cultura; quem não tem cultura não tem nada... “Sventulia sul trieste, La bandeira de ter colori figlio... Me dicceste de ogni frezze de ogni cuori, Ja per terrra, ja per mare, sient o gritare, viva al ré... Itália bella”

RETIRO DE MINISTROS - PARÓQUIA DE FRAIBURGO

RETIRO DE MINISTROS Por Edson de Lorenzi

Dia 10 de abril, aconteceu em Taquaruçu, o Retiro de Ministros organizado pela Paróquia de Fraiburgo. Mais de 150 pessoas participaram desse encontro espiritual e religioso tendo os seguintes momentos: confraternização do café da manhã; Palestra com Pe. Paulo trazendo como tema o momento leitura orante da bíblia, tendo como base o lectio divina, seguido de quatro princípios:

1. LEITURA: ler o texto várias vezes até criar uma maior familiaridade. Pronunciar bem as palavras. Entrar em contato com o texto utilizando-se de muita atenção, respeito, escuta...

2. MEDITAÇÃO: Esse passo é um convite para que atualizemos o texto e consigamos trazê-lo para dentro do horizonte da nossa vida e realidade. A meditação é um ótimo espaço para que se medite e reflita o que há de semelhante e diferente entre a situação do texto com o hoje. Depois, é importante resumir tudo o que foi ruminado numa frase. Essa frase o ajudará a recordar durante o dia o que foi meditado. É um prolongamento da meditação.

3. ORAÇÃO: Praticamente a oração está presente em todas as etapas. É importante que haja uma transparência no ato da oração e que o orante seja realista.

4. CONTEMPLAÇÃO: depois de ler, meditar e orar o texto bíblico e sua realidade, chegou a hora de contemplar todo esse percorrido. "A contemplação nos ajuda a entender que Deus está presente na realidade". Pela contemplação é possível perceber a presença de Deus. E com isso somos convidados ao compromisso com a realidade.

Ao meio dia, a sociabilização do almoço preparado pelas famílias de Taquaruçu. A tarde, finalizou-se as atividades com missa para os presentes e toda a comunidade pode participar. Os ministros de nossa comunidade gostaram do encontro, analisando que aconteceu de maneira leve e descontraído, entendendo que a preparação pessoal é de fundamental importância para a celebração comunitária. Paz e bênçãos a todos!!!




Mulheres que prepararam o almoço para os ministros

Da esquerda p/ direita: Andréia, Hélia, Diana, Dete, Lurdes, Angélica, Nice, Nelci, Neiva, Marlei e

“Teresinha Rodrigues” que estava ausente no momento

Imigrantes e Caboclos - Parte 2

Evento como inesquecível com os amigos de Francisco Palhano "Seu Chico". Lembranças imortais. Imigrantes e Caboclos Parte 2